Vai começar a segunda residência artística organizada por Quintal – Laboratório de Arte e Pesquisa Participativa. Desta vez, a nossa Associação receberá e acolherá o músico e investigador angolano Jorge Henriques Mulumba, beneficiário de uma bolsa do Programa PROCULTURA, financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Camões, I.P. e a Fundação Calouste Gulbenkian, que apoia a mobilidade internacional de artistas dos PALOP e de Timor Leste, para a realização de uma residência artística em Itália.
Jorge é uma figura de destaque no panorama musical angolano, líder e principal vocalista do Grupo Nguami Maka, especializado no repertório da música urbana tradicional de Luanda. Para esta ocasião, Mulumba será o protagonista de um percurso de intercâmbio e diálogo com músicos e investigadores locais A residência contará com a participação de dois artistas fortemente activos no campo da world music, o organista Claudio Prima e o percussionista Giovanni Martella. Também envolverá refugiados do projecto SAI coordenado por Arci Solidarietà Lecce Soc. Coop. que, nos últimos meses, participaram no workshop de percussão africana ‘Warabà’ dirigido pelo próprio Giovanni Martella.
A residência será realizada na Apúlia de 20 de Julho a 2 de Agosto e os resultados serão exibidos ao público no dia 26 de Julho no Museu Castromediano em Lecce, parceiro do projecto.