A APS Quintal, Laboratório de Arte e Pesquisa Participativa, tem a honra de receber e hospedar o músico e investigador moçambicano Venâncio Mbande Júnior, beneficiário de uma
subvenção do Programa PROCULTURA PALOP-TL, financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Instituto Camões e
pela Fundação Calouste Gulbenkian, que apoia a mobilidade internacional de artistas dos PALOP e de Timor Leste, para realizar uma residência artística em Itália.
Venâncio é especializado na tradição da TIMBILA, uma prática expressiva proclamada obra-prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005. A mbila è um xilofone associado ao grupo social Chope, originariamente do sul de Moçambique, e é fabricado com materiais do ecossistema local.
A residência terá lugar entre os meses de Maio e Junho e envolverá uma série de actividades de colaboração entre o músico moçambicano e músicos do panorama local para a realização de seminários e concertos, na Sicília (Palermo e Catania) e na Apúlia.
O objectivo é contribuir para a disseminação da prática da timbila em Itália e fomentar o encontro e o intercâmbio entre tradições culturais diversas, estimulando o diálogo e a aquisição de novas experiências.
Please follow and like us: